segunda-feira, 10 de março de 2014

FORÇAS POSITIVAS DA ALMA, CÉUS


                                                                   
                                                                              
         Ações benéficas que ajudam a evolução do ser                      
        mentalização positiva, estudo e trabalho

             "Pedi e dar-se-vos-á, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á;.

          Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e ao que bate abrir-se-lhe-á;

              Qual de entre vós é o homem que, o seu filho pedindo-lhe pão, o pai lhe dará uma pedra?  E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Ora, se vós sendo imperfeitos, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai Celestial, que possui a perfeição absoluta, boas coisas dará aos que lho pedirem com fé.

             Portanto, tudo o que quereis que as pessoas vos façam; fazei também vocês a essas pessoas - porque está é a lei..."           Jesus   (Mateus 7. 7 a 12)


                 Narram os apóstolos: Jesus, no Horto das Oliveiras, mostrava-se preocupado, pois pressentia a ação maléfica dos adversários gratuitos que desejavam eliminá-lo com o intuito de neutralizar a edificação fraternal idealizada durante a sua peregrinação terrena. Aproximando-se o momento do testemunho aos ideais da boa nova do reino de Deus, a guarda do Império Romano estava na busca para prendê-lo por ordem das autoridades políticas e sacerdotais de Jerusalém que, juntamente com a massa popular fatalmente o condenariam à cruel morte na cruz.
              O Mestre acompanhado por alguns discípulos, naquele momento angustiante, pelos fios da prece para nos insuflar o exemplo da busca interior recorre às forças invisíveis celestiais para se entregar com paciência e resignação aos desígnios do Eterno Criador. O Pai Celeste ouve-lhe a súplica e envia-lhe o amparo moral.  Descreve o evangelho em Lucas 22. 43 conscientizando: um Anjo do Senhor desceu da esfera celeste e o confortou... 
                Era a resposta direta de Deus à prece de Jesus ardente e sincera
               Nos primeiros séculos da era cristã, muitas criaturas em testemunho à fé nascente que os seguidores do Cristo disseminavam diante de pequenas reuniões domésticas, foram sacrificadas nos circos e praças públicas com anuência do Império Romano e aplauso delirante do primitivismo popular.
                Esses pioneiros da evangelização, apesar de perseguidos não desanimavam, pois buscavam na prece a força reconfortante que os uniam às potestades invisíveis dos Céus, onde encontravam o manancial consolador de graças amparadoras para suportarem aquele momento mortal em meio às feras sanguinolentas. E, em sintonia às suas preces, vibrações mentais de bom ânimo vertiam do invisível irradiadas por Espíritos angélicos que anestesiavam o sofrimento dos seareiros do bem, aparentemente desprotegidos no mundo físico, no entanto, confiantes na Providência partiam felizes antegozando a felicidade celestial... 
                Era a resposta direta de Deus a essas pessoas que recorriam à prece ardente e sincera.

                 A consciência espiritual reconhecida na vasta literatura espírita como André Luiz, e que narra através da mediunidade de Francisco Candido Xavier as maravilhas das dimensões da existência celestial que circulam o espaço, a começar da crosta terrestre desdobrando-se no infinito estelar.

             Essa personalidade quando desfrutará os valores da encarnação humana, vivera no Rio de Janeiro, onde exercera atividade relacionada à área da saúde. O aguilhão renovador da morte carnal chega de surpresa, no auge de sua carreira profissional, e por não estar devidamente preparado, naquele momento, para o problema do ser, do destino, e da existência espiritual...  A sua consciência desperta após o trespassar do túmulo em dimensões densas do submundo invisível, a vagar indefinidamente sem direção, tal qual o Rico da parábola do Cristo que vagueia em regiões abismais do astral - vide Lucas 16. 19 a 31.  André perdera totalmente a noção do tempo, já transcorrera vários anos naquela situação de inconsciência.

                Um dia, após analisar o seu penoso estado de alma sofredora, e reflexionar a necessidade urgente de paz interior e higiene em sua veste espiritual. Ele, que praticara na Terra o exercício da medicina, agora se achava impotente para curar-se a si próprio. Então raciocina: claro! Tem que haver um Autor da vida! Era preciso sofrer e permanecer na ignorância para compreender esse mistério?
             E ali mesmo, nas trevas umbralinas, em meio daqueles fluidos sufocantes ajoelha-se e pede em ardente e sentida prece ao Divino Poder Criador da Natureza a orientação salutar para as suas aflições. A Providência Divina ouve-lhe a súplica ardente e sincera e envia-lhe socorre celeste resgatando-o daquele abismo de sofrimentos, e conduzindo-o enfim à recuperação espiritual na morada extrafísica do plano astral conhecida como Nosso Lar.
                Por qual mistério a orientação divina nos recomenda através do Evangelho, que busquemos sempre diante de situações difíceis a força da prece como refúgio que nos conforta nas provações da vida. E Allan Kardec desejando esclarecer o sentido e eficácia da prece perguntou aos Espíritos superiores, questão 659 em O Livro dos Espíritos:
            
                         “Qual o caráter geral da prece?”.

                  E lhe foi respondida pelos benfeitores da vida superior celeste: a prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar nele, é se aproximar do Criador, é por-se em comunicação com as forças divinas da Natureza. A três coisas podemos propor por meio da prece: louvar, pedir e agradecer.
                        “Agrada a Deus a prece? – questão 658”.

               Sim, quando pronunciada com fé, com fervor e sinceridade. Mas, não creias que o toque a do homem leviano, orgulhoso e egoísta, a menos que signifique, de sua parte, um ato de sincero arrependimento e de verdadeira humildade.”
                   “A prece torna melhor o homem? – questão 660”.

              Sim, porquanto aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia o auxílio de bons Espíritos para assisti-lo.”
         
           Para compreendermos melhor a eficácia invisível da prece, convém buscar na lei da Física certa elucidação necessária, assim confirma a Ciência: vivemos num universo rodeado por um potencial energético de luz, em que ondas, raios e vibrações se propagam através dos espaços.
         Basta observar a avançada tecnologia dos tempos modernos: analisar bem as imagens da televisão que atravessam a crosta terrestre de um lado a outro num piscar de olhos e chegam perfeitamente caracterizadas nos aparelhos elétricos, na intimidade das residências; os impulsos da telefonia sem fio percorrem imensas distancias em frações de segundo; e a grandiosa linguagem da informática agora se intelectualizando via satélite, desafiando a imaginação comum. Essas diversidades de conhecimentos tecnológicos da comunicação atuam com os recursos da energia, dos raios e ondas elétricas que irradiam no éter físico universal.
                 Assim também funciona a mentalização positiva, que é vibração do poder do pensamento...  São ondas e raios metapsíquicos da mente que se projetam invisivelmente na busca dos poderes da vida celeste.
               A criatura que tem hábito de cultivar beneficamente o sentido da prece, a meditação elevada, exterioriza de dentro de si vigorosas irradiações de energia psíquica. O pensamento positivo possui forças desconhecidas da ciência convencional, e que refundem magneticamente na atmosfera fluídica purificando-a quando usamos a nossa força mental para criar imagens e idéias com fé, com sinceridade e amor para o bem comum. A mentalização para ter qualidade perfeita e sintonia com o Poder Divino é necessário a criatura desarmar o espírito de todo sentimento inferior, de orgulho, de egoísmo, e aversão às pessoas de sua convivência.
                  O cientista, o médico, o professor ou até mesmo o aluno, todos objetivando estudos, pesquisas ou soluções que abrem a porta do progresso e auxiliam o bem estar coletivo estão também usando os recursos da mentalização positiva. E as suas idéias vibram no extrafísico onde encontram o eco divino que provê de recursos invisíveis todas as coisas.
                     Orientou o amigo celeste: quando orardes, buscai a sintonia com o Céu e se tiverdes alguma mágoa das pessoas, perdoai, para que o vosso Pai Celeste possa vos perdoar também (Marcos 11. 25-26).  Isso porque se a criatura ao orar, e se ora com o coração contaminado pelo fel do rancor, fatalmente estará irradiando vibrações negativas e depressivas. E em toda ação segue-se uma reação, é da lei de sintonia: os pensamentos semelhantes se atraem, e essas forças desequilibradas acrescidas de outras mais voltam ao próprio emissor através das ondas e vibrações magnéticas da mente.
              Essa a razão do Cristo ter recomendado que, antes do ato da prece, perdoemos sinceramente para sermos abençoados por Deus. E uma eficaz forma de perdão aos nossos adversários é desejar a paz e felicidade deles.

               A prece é uma transmissão do pensamento, mediante a qual o homem entra pela onda de seu pensamento em comunicação com o Ser a quem se dirige.
                Todas as preces devem ser dirigidas a Deus - o Pai Celeste, ou, a Jesus o representante direto da sua Providência a todos os seres que ainda evoluem no planeta Terra. Essa Providência Divina é uma potestade formada pela unidade do Espírito da Verdade, ou seja, os Espíritos integrados na luz, amor, e sabedoria de Deus, e que trabalham em todas as dimensões do Universo para a manutenção e cumprimento das leis naturais que regem a existência dos seres na criação.
                  Não somos criaturas abandonadas ao acaso, as preces que são endereçadas aos bons Espíritos, isto é aos santos e anjos celestiais são repassadas primeiramente à Divindade Criadora, pois nada se sucede de bom na Terra ou em qualquer dimensão do Universo sem o conhecimento e permissão da Providência Celestial de Deus – “todo bem, toda boa dádiva, e todo dom perfeito procede na sua origem primitiva de Deus  –  o Pai das luzes”.   –  epístola de Tiago  1. 17 Bíblia sagrada
                    A revelação da espiritualidade torna compreensível a ação da prece explicando o modo de transmissão do pensamento. Para compreendermos em tal circunstância essa lei, precisamos saber que estamos mergulhados no fluido universal da criação, que preenche os espaços interpenetrando tudo, todos os seres materiais e imateriais, assim como estamos no mundo terrestre dentro de sua atmosfera física. Esse fluido que é de caráter magnético recebe da vontade uma impulsão, ele é o veículo do pensamento assim como o ar é o veículo do som.
                  E conclui o ensinamento espiritual: não devemos duvidar da eficácia da prece, achando que o Universo por está encadeado pelas leis eternas que regem a criação, não ser possível as nossas súplicas mudar os decretos da vida. Sem dúvida, existem leis naturais imutáveis e que não podem ser ab-rogadas a critério de qualquer um, mas daí a crer-se que todas as circunstâncias da existência estão submetidas à fatalidade, é absurdo pensar assim. Deus outorgou ao homem a razão, a inteligência, a vontade para ele procurar melhorar-se cada dia.
              O homem apenas vê o momento presente, ele não apreende o conjunto dos fatos, a pessoa geralmente quer mudanças materiais rápidas sem empreender qualquer renovação moral e espiritual. Se, às vezes pensamos que está demorando o socorro celeste em nosso favor, é por não termos ainda a sintonia com a fé construtiva, pois gastamos anos colocando os nossos pensamentos em coisas vazias, ociosas e até mesmo maléficas para nós e para as pessoas que nos cercam, e criamos assim uma crosta fluídica inferior em torno de nossa estrutura psíquica que idealiza o nosso mental soma, e com isso ficamos isolados das vibrações positivas da espiritualidade superior.

               Os Anjos, grandes mestres da espiritualidade celeste, não estão somente cantando louvores nos Céus. Eles têm elevadíssimas tarefas a desempenhar nos planos superiores da criação e entre elas incluem-se: consolar, interceder, e orientar pela inspiração mental àqueles que ainda estão evoluindo na forma humana (vide Mateus 18. 10 e Lucas 15. 3-10).
            Infinitas vibrações descem do alto, diariamente, ininterruptamente à crosta terrestre e quem ligar as antenas do pensamento renovador pela prece ardente e sincera é quem certamente sintonizará incorporando em sua aura essa chuva de fluidos salutares. O que Deus concederá imediatamente aos que lhe pedem com confiança -  é a coragem, a paciência, a renovação, e a inspiração de se sair de uma situação difícil sem desprezar as nossas próprias forças.
                  A ordem, o estudo e o trabalho presidem os nossos destinos como filhos do Pai Eterno. Coloquemos as nossas percepções mentais em direção aos ensinamentos morais do Cristo, com fé e discernimento alguns minutos do nosso dia a dia, esquecendo as tribulações da vida material; depois procuremos acondicionar a nossa concentração mental no esforço superior de manter sempre esse estado d’alma, e com isso conseguiremos elevar o plano vibracional de nossos pensamentos positivamente, a nossa aura se iluminará na extensão psíquica de nossa personalidade. E se fizermos isso constantemente desejando a felicidade para as pessoas de nossa convivência, com o tempo notaremos que a condição interior de nosso ser apresenta considerável elevação moral conquistando a chamada paz de espírito.
              Em todos os momentos da vida, vai valer sempre esta afirmativa: ajuda-te a ti mesmo, que o Céu te renovará sempre...  Deus facultou ao homem o dom da inteligência para que ele busque a evolução, se tivesse que ficar parado no tempo à espera do acaso, a civilização terrestre estaria no mesmo período tribal, pois todas as criações da Ciência que hoje beneficiam o mundo moderno, antes de serem descobertas no plano físico foram primeiramente idealizadas com muito esforço no canal mental de seus autores.
               A prece não deve ser um ato de desculpas ociosas e negativas, ou a prática de fórmulas exteriores;
                A prece é um exercício do sentimento na busca incessante de melhorar, de se libertar de coisas nocivas e prejudiciais, de reintegrar com o bem em ações positivas e benfazejas.
                   
             Um homem acha-se sem auto-estima perdido no caos do desânimo. A fonte do otimismo é como se fosse um oásis escondido no deserto dos seus desejos e isso o martiriza negativamente; já desfalecido e sem forças criativas tenta desistir de buscar uma saída salutar para os seus problemas. Lembrando-se dos poderes superiores que orientam a vida pede então a ajuda divina e aguarda o socorro celeste. No entanto, nem sempre a criatura é atendida segundo o seu querer, em virtude da Providência Divina permitir primeiramente o expurgo dos espinhos cultivados na área existencial psicofísica do ser, selecionando o mais justo para a elevação espiritual de cada um. Geralmente, o amparo divino ocorre por meio dos bons Espíritos, que em nome do Cristo de Deus, atendem às súplicas da criatura insuflando-lhe a coragem, o bom ânimo e força magnética através dos fios imateriais do pensamento. 
              Assimilando as forças benéficas acrescentadas pelos benfeitores invisíveis do plano espiritual, a criatura segue pela estrada da vida descobrindo ao longo dessa caminhada situações novas e construtivas através das pessoas de sua convivência, pois o Criador também ajuda as suas criaturas através das próprias criaturas... Com o passar do tempo depois que venceu os obstáculos do medo, do pessimismo, da indecisão...  Se tiver fé exclamará: obrigado meu Deus pela força que me destes.  Porem se lhe falta a fé atribuirá à sorte a superação das suas crises.

          O acaso às vezes nos serve admiravelmente a nós seres inteligentes que deveríamos usar a razão e lógica com bom senso.

             Louvar, pedir e agradecer – principio geral da prece, enquadrado dentro dos assuntos de ordem moral que regula a existência dos seres espirituais.
           Jesus, quando ensinou o Pai Nosso que estás nos Céus, primeiramente louvou o nome do benfeitor universal da vida, bendizendo: santificado seja o vosso nome.

             Pedir - por que não pedir as forças morais para adquirirmos o pão que mata fome; a água do conhecimento que sacia a sede do saber; a oportunidade do trabalho digno; a busca incessante do estudo nobre que nos liberta da ignorância para crescermos como cidadãos elevando a nossa condição e bem estar social?
        
               Agradecer - reconhecendo sempre a sabedoria e amor do Criador, abençoando a vida que desfrutamos através de bons pensamentos, palavras e atos no dia a dia.   Jesus finalizou o Pai Nosso, deste modo: pois teu é o poder e a glória para sempre...  Amém.


                 Portal de uma instituição muitas das vezes não complementa a felicidade espiritual do ser. Pois a felicidade é preenchermos os vazios de nossa vida com a fé, a esperança, o amor, vivencia que somente o “Espírito de verdade” fertiliza em nossa Alma, e trabalharmos intensamente o aprimoramento do plano divino programado pelo Mestre Jesus, a todos que buscam o Pai em espírito.

 C É U S
   Abrahão Ribeiro

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
    Voz do Espírito




Nenhum comentário:

Postar um comentário