quinta-feira, 20 de março de 2014

APRIMORAMENTO INTELECTUAL E MORAL, CÉUS

       


           A situação intelectual e moral da humanidade terrena está de acordo com a destinação e a natureza dos que habitam este mundo. Pois se não fôssemos almas necessitadas de aperfeiçoamento moral, não estaríamos num plano de provações diversificadas quanto a natureza terrestre nos proporciona - A vida escreve certo apesar das linhas tortuosas das ações humanas. E também não somos seres que surgiram espontaneamente num efeito casual.
As criações de seres dotados de inteligência povoam, portanto, inúmeros planos astrais no infinito universal. A Terra nesse conjunto apenas representa um degrau de categoria primária, daqueles que se localizam no sopé da escalada, compreenda-se este ensinamento do Cristo: a Terra é o estrado dos pés de Deus.  –  Mateus 5. 35. Conseguintemente, é um educandário de variedade multiforme onde as criaturas têm que educar as suas próprias inferioridades, árduo trabalho que simultaneamente desenvolve as qualidades da inteligência e do coração. É assim que Deus, em sua bondade, faz que da provação individual ou mesmo coletiva, de um modo geral, resulte em proveito do progresso espiritual dos seres (Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo III item 15  – Allan Kardec).

            Assim, no cenário da existência terrestre, abre-se perspectiva de oferecer aos seres diversas fases de aprendizado ou provas, com a finalidade das criaturas alcançarem a perfeição para o plano divino. Nesta grandeza, o que representaria 100 anos de provações no mundo terrestre em comparando-se com a glória da vida eterna? Sem o elo da reencarnação isto é, das vidas sucessivas que o ser espiritual atravessa nos mundos materiais com o objetivo de conseguir o aperfeiçoamento intelectual e moral, jamais compreenderíamos a Justiça Divina que governa os Céus, com sabedoria e equidade.

           Como entender os contrastes da personalidade: O amor e o ódio? O bem e o mal? O saber e a ignorância? O instinto selvagem e a espiritualidade angelical? O pecado e a santidade? O vício e a virtude? A aflição e a serenidade? A felicidade e o desgosto?

            As diferenças no caráter têm raízes profundas na preexistência espiritual.  As qualidades inatas que os seres trazem consigo, constituem a prova de que já viveram antes e realizaram certo progresso. Mas, também os numerosos maus hábitos a que se mostram propensos demonstram o índice de grande imperfeição moral que terão que expurgar por meio das provações (Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec).

            Os maiores obstáculos ao progresso moral são o orgulho e o egoísmo.

Pois o egoísmo não respeita os direitos alheios, promovendo a desordem; e o orgulho é a arrogância da vaidade na suposição de que o bem próprio ultrapassa o bem dos outros. Quando a criatura vencer essas chagas de animalidade ela terá dado um passo importante na sua evolução espiritual.

          O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente. Mas, nem todos progridem simultaneamente e do mesmo modo. Dá-se então que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros, por meio do contacto social (questão 779 – O Livro dos Espíritos).

          O Progresso completo constitui o objetivo. Enquanto não se lhes haja desenvolvido o senso moral, pode mesmo acontecer que se sirvam da inteligência para a prática do mal. O moral e a inteligência são duas forças que só com tempo chegam a equilibrar-se (questão 780). O Livro dos Espíritos – Allan Kardec
         
          No entanto a condição de vida no planeta Terra não permanecerá indefinidamente como um mundo de provas e expiações.
Irradia na eternidade um magnífico porvir para esta humanidade: o desenvolvimento de espiritualidade dos povos terrestres.

         E assim como o homem viveu seu período primitivista há milhares de anos, depois a fase social conhecida como barbarismo, passando também pelo período de trevas da idade média, com certeza, alcançará nos milênios do futuro elevado estágio de evolução moral. Avançar para a perfeição, esta é a lei...  Neste impulso progride a humanidade e o mundo terrestre ascende na hierarquia celeste – capítulo XI,  A Gênese - obra de Allan Kardec;  e  A Caminho da Luz – Emmanuel/ Francisco Candido Xavier.

         Se providenciamos limpeza em nossa residência para que ela não fique insalubre, do mesmo modo o Criador, através dos agentes naturais, providencia nos ciclos de provas individuais e coletivas a higienização da alma humana para que ela fique limpa de suas máculas e obtenha o passaporte aos planos de vida sublimada do infinito.

         São do apóstolo Paulo as exortações na qual devemos perseverar em meio às provações: oh! Criatura, não despreze a correção do Senhor, e não desanimes quando por Deus fores educado. Porque o Senhor corrige o que ama, e prova a qualquer que recebe por filho. Se suportardes a correção, Deus vos trata como filhos... No entanto, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além do que tivemos nossos pais humanos e eles nos corrigem quando erramos e nós os respeitamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos Espíritos para vivermos eternamente? (Hebreus 12. 5 a 10).

          E para que a humanidade busque a sua salvação moral com mudança de comportamento, o Criador lhe concedeu um modelo a fim de que ela possa se espelhar nos seus ensinamentos e exemplos de vida, conforme nos descreve Religião dos Espíritos, obra do ilustre Francisco Candido Xavier.

         Jesus não é somente o Mestre nazareno restrito a uma comunidade isolada no tempo.
E sim o educador divino da alma humana, que a vem amparando na dimensão espiritual e conduzindo-a através das eras nesse trabalho de aprimoramento intelectual e moral, que elevará a sociedade humana na hierarquia das sociedades celestiais do Cosmo. É mister que os povos humanos sejam conscienciosamente evangelizados para despertarem a consciência de espiritualidade divina.

         Nobilíssimo é o desejo da criatura em alcançar melhores condições de vida no campo material; porém ela não deve esquecer de voltar a sua atenção para dentro de si mesma, pois representa a principal figura de toda essa organização social. Sabemos que são importantes as conquistas intelectuais da humanidade, assim como é de vital necessidade que as morais tenham também o seu espaço de burilamento.

         Pessoas intelectualmente desenvolvidas deveriam compreender o reflexo de ação e reação entre o bem e o mal, e lógico optar pelo melhor. Para isso basta que a virtude brote no coração do ser humano, e ainda uma vez mais é a Doutrina dos Espíritos que esclarece: fora da caridade não há salvação! Pois a caridade é o embrião do amor, referimo-nos aqui à caridade moral, vejamos este principio de caridade cristã: 
 Quando o terráqueo compreender que o seu próximo é seu irmão, filho do mesmo Pai Criador, e que é necessário dentro de qualquer relacionamento não fazer aos outros aquilo que não se quer pra si mesmo. Ele descobrirá enfim o caminho da paz. Se não gostamos dos espinhos do sofrimento, então distribuamos as flores da esperança. O mal que se suscita para as pessoas reflete-se, no porvir, em forma de expiação para aqueles que o cultivam no seu íntimo. Esta é a orientação espírita: só alcançaremos a felicidade, trabalhando pela felicidade das pessoas. Se somos irmãos em humanidade, não podemos admitir que sejamos felizes infelicitando os semelhantes. Pois todos desfrutam do mesmo sol criador e têm direitos e deveres para conviverem fraternalmente.

          Em uma sociedade conscienciosamente evangelizada a regra básica será: proceder com os outros como queremos que os outros procedam para conosco (Mateus 7. 12). Neste caso a inteligência deve ser usada como instrumento para edificar o progresso humano e não para destruí-lo.
É moral cristã que as pessoas inteligentes usem a sua inteligência para o bem de todos, e não para esmagar os mais fracos. E por mais inteligente que o homem terrestre seja, ele possui conhecimentos restritos e limitados em relação à própria existência terrena. E o que representa o nosso planeta em relação ao conjunto do Universo? – uma simples gota d’àgua diante da imensidão dos oceanos. Isso é mais um motivo de usarmos o nosso intelecto para o bem, a fim de que possamos crescer em outros planos da criação universal. 

         E assim como Deus concedeu meios para que os seres humanos desenvolvessem seu intelectualismo em Ciência e Tecnologia vencendo o caos do primitivismo, do mesmo modo providenciou também os recursos da fé e da razão para que a criatura conheça as Leis da Criação Universal e alcance o equilíbrio da moral, despertando enfim a essência divina dentro de si mesmo. Este é mais um ensinamento do Cristo: O reino divino não vem com aparências exteriores, porque está dentro de vós mesmos. (consultar Lucas 17. 20 - 21).
      
        E o Consolador, o Espírito de Verdade, vos esclarecerá a verdade em todas as coisas...  E convencerá o mundo do pecado, da justiça e do Juízo Divino...  João 14. 16-17; 14. 26; 15. 26;  16. 13  e  I João 4. 1
     
        Doutrina Espírita quer dizer Doutrina do Cristo. E a Doutrina do Cristo é a doutrina do aperfeiçoamento moral da criatura em todos os Mundos da Criação de Deus. “Religião dos Espíritos, Emmanuel / Francisco Candido Xavier”
      
        Importa nos conscientizar no conhecimento da espiritualidade para vivenciar os ensinamentos do Cristo em espírito, e estarmos à sua direita nos novos tempos que se desdobrarão à evolução do mundo terrestre.
         
        
       Trabalhemos uma nova era para esta humanidade.

       O bem, o amor, e a verdade é mister que seja patrimônio comum de todos.


   do livro: C É U S
   autor: Abrahão Ribeiro


Intensivo de Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E




Nenhum comentário:

Postar um comentário