sábado, 16 de novembro de 2013

UNIVERSO ESPIRITUAL - DIMENSÃO EXTRAFÍSICA, CÉUS



                                                                      
Todas as coisas que há nos Céus e na Terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam potestades foram criadas unicamente por Deus...    Paulo (Colossenses 1. 16)


Século VI antes do Cristo. O profeta Ezequiel (capítulo 1 vers 1 a 28), considerado um dos cinco maiores reveladores do Antigo Testamento bíblico, encontrava-se às margens do rio Quebar juntamente com muitos compatriotas que foram levados cativos pelo Império Babilônico. E estando admirando os ventos que sopravam fortes na direção norte, repentinamente as percepções anímicas do profeta se abrem e ele então tem as visões da criação de Deus no plano extrafísico... 
    Espíritos das dimensões superiores do nosso sistema sideral se materializam ante o olhar surpreso de Ezequiel, que usa claramente na sua descrição o termo: Seres viventes, tal a complexidade com que aquelas criaturas se manifestavam. Se a transcomunicação fosse com Espíritos da hierarquia divina, naturalmente que a expressão seria Anjos, ou Espíritos do Senhor, ou Espírito Santo.   


Para compreendermos esta revelação temos que conhecer as diferentes ordens e graus de perfeição que os seres inteligentes espirituais alcançaram na caminhada para Deus - a soberana luz da vida nos Universos físico e espiritual.
  Apesar do ilimitado reger as questões de natureza cósmica, para um bom entendimento geral o Evangelho nos adverte que que não devemos acreditar em todo espírito; mas sim prová-los se os Espíritos estão  realmente integrados na obra de Deus - o Pai da Criação Universal (I João 4. 1 e Tiago 1. 17).
     E para que tenhamos a visão de discernir os espíritos, ou seja, conhecê-los segundo o conhecimento apostólico (I Coríntios 12. 10), convém enquadrá-los na escala dos valores morais e intelectuais, a saber: Espíritos primitivos, Espíritos imperfeitos, bons Espíritos, Espíritos superiores, Espíritos celestiais ou divinos, e ou Espírito santo.

    Espíritos primitivos - representam os primeiros degraus de subida nos valores da inteligência, o ser está ensaiando os passos de humanização. O nosso mundo, na sua idade da pedra, viveu esta fase de criação e ainda abriga muitas comunidades dessas almas simples no seio de regiões virgens.

Espíritos imperfeitos - nesta ordem convivem grande parte dos espíritos humanos, tal a condição evolutiva de nosso planeta na escala universal ainda como um mundo primário. Predominância da matéria, tendências negativas, ódio, orgulho, egoísmo, inveja, ignorância, maldade, sensualidade e todas as paixões de natureza inferior. Neste grau de afinidades psíquicas relacionam-se também aqueles seres que desenvolveram preciosas faculdades de inteligência, mas que ainda são obstinados, obsessivos, antiéticos, pseudo-sábios, sistemáticos, possessivos, maliciosos e maldosos...  E que na Antiguidade eram chamados de demônios. Assim também como os viciados e imorais que eram qualificados na linguagem evangélica como espíritos imundos.   (*) Mateus 12. 43 – 45; Lucas 8. 26 – 39  e  Efésios  6.  12) 

Os seres espirituais imperfeitos não ficam para sempre nesta ordem. Isso seria negar a providência e sabedoria de Deus que possui ilimitados recursos de correção e educação às suas criaturas distantes da verdade e bem eternos (Hebreus 12. 6 a 10), os meios de melhoramento moral e intelectual a todos são concedidos através do renascimento (reencarnação) do Ser na força da matéria dos Mundos de nível primário que funciona segundo a lei de causa e efeito – a cada um segundo as suas próprias obras.

Bons espíritos - desejo do bem; suas qualidades para o bem estão em relação com o grau de adiantamento que hajam alcançado, uns têm a ciência, outros a sabedoria e a bondade, estudam e trabalham almejando com o tempo elevarem-se em espiritualidade superior.

Espíritos superiores - compreendem Deus, têm noções do infinito e gozam da felicidade e das bem-aventuranças espirituais; suas qualidades e poderes para o bem geral estão em relação com o grau de perfeição que hajam alcançado na escala da vida, tendo realizado grandes conquistas possuem a ciência, a sabedoria e a bondade; com o tempo sofrem renascimentos de natureza superior que lhes abrem perspectivas de união com o divino. Pela afinidade psíquica que estes espíritos se assemelham à alma humana a Providência Divina, através do Espírito de verdade, os utiliza para ajudar despertar o progresso espiritual no planeta Terra.  
                                                                                    Espíritos celestiais ou divinos - superioridade moral e intelectual absoluta: do amor, do bem, do belo, da ciência e das artes divinas. Os Espíritos que já alcançaram este grau de evolução cósmica se desmaterializaram completamente, tendo realizado a soma de perfeição que os integra à consciência do Espírito santificado, vivem a eternidade no seio imaterial de Deus - o Pai Criador, executando os desígnios da sua Providência para a harmonização da vida em todos os planos da criação universal. Gozam da suprema felicidade e não sofrem bloqueios de espaço e tempo, pois conhecem a estrutura da matéria e dos fluidos espirituais. Não possuem mais características humanas, pois no aspecto resplandecem de intensa luminosidade espiritual (Mateus 28. 2 a 3/ e A Gênese obra de Allan Kardec cap. 11. 36); e são designados segundo o Poder de integração que exercem perante Deus: anjos, serafins, arcanjos (Lucas 1. 19). Comandam e auxiliam o progresso intelectual e moral de todos os demais seres inteligentes das ordens inferiores.
     A unidade dos Espíritos puros forma o corpo consciencial do Espírito Santo, (*) órgão direto de Deus que trabalha sob a direção celeste do Senhor Jesus pela evolução material e espiritual da humanidade terrena  (João 1.  48 - 51); (*)   vide Espírito da Verdade, cap. 8, André Luiz/ Francisco Candido Xavier.

Espírito Santo: Espírito divino que movimenta a vida em toda criação universal; força do todo universal nas partes mínimas da criação; estado superior de espiritualidade dos espíritos integrados na obra de Deus e que guiam as criaturas nos mais diversos planos da existência universal ao progresso intelectual e moral (referências sobre os “espíritos divinos”, Apocalipse 4. 1-5  e 5. 6  e I João 4. 1).

Um anjo atendendo ao chamado do Pai Celeste é um mensageiro da ordem divina. Uma Potestade de Anjos, em nome de Deus, desempenhando funções de progresso intelectual e moral dos seres inteligentes, irradia a unidade e poder do Espírito Santo. "Não sabeis vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" - Coríntios 3. 16 
                                                                             
Aba, Pai! O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Romanos 8. 14-16).

A razão do Reino Divino, acima de tudo representa para todos os filhos de Deus um estado de espírito que entrelaça a criatura com o seu Criador, pois Deus é quem gera os espíritos – é o Pai dos Espíritos, vide Hebreus 12. 9-10. E abençoando a unidade divina do Espírito, exclamou o Senhor Jesus ao Pai Criador: "Pai! Dei-lhes a glória que a mim me deste, para que todos sejam Um, como nós somos Um" (João 17. 17 a 23).

Os os Mundos físicos e espirituais são regidos por leis naturais preestabelecidas pelo Criador desde toda eternidade. Na ordem das causas humanas o nosso sistema planetário data de aproximadamente bilhões de anos; mas na ordem das causas divinas mundos incontáveis sucederam-se antes do nosso em outros domínios do infinito.
     Assim, quando a Terra saiu do caos do princípio já existiam seres espirituais viventes nos mais diversos graus de evolução. E reportando-se à sua preexistência celestial antes da fundação do planeta terrestre diante do Cosmo, desta maneira exorou Jesus ao Criador Celeste: Pai!..., santifica-me com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse (João 17.  4 a 5).

A via-láctea, viveiro e fonte de milhares de planos astrais é uma projeção da mente de Deus, e somente um detalhe da sua imensa obra (Hebreus 11. 3).
                                                                   
Múltiplas galáxias existem no Cosmo...  

      O Universo é infinito para os homens, mas finito para o seu Criador. As noções de espaço, tempo, matéria e espírito são revelações gradativas ao conhecimento das criaturas, e representa para todos os seres inteligentes que habitam os diferentes mundos, o material de estudo que elevará a consciência espiritual ao progresso da vida - o infinito divino
                                                                


         Dizemos que os Espíritos são imateriais, porque, pela sua essência, diferem de tudo o que conhecemos sob o nome de matéria.   (* Questão 82)

Que definição se pode dar dos Espíritos?   * Questão 76

       Pode dizer-se que os Espíritos são os Seres Inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material. 

A criação dos Espíritos é permanente, ou só se deu na origem dos tempos?     * Questão 80
      
       É permanente. Quer dizer: Deus jamais deixou de criar.

São iguais os Espíritos, ou há entre eles qualquer hierarquia?       * Questão  97

São de diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado.

“Deus criou todos os Espíritos simples e sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade e para aproximá-los de si. Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade. Passando pelas provas que Deus lhes impõem é que os Espíritos realmente adquirem o conhecimento. Uns, aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa à meta que lhes foi determinada. Outros só a suportam murmurando e, pela falta em que desse modo incorrem, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade. (* Questão 115/    O Livro dos Espíritos / Allan Kardec)

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
     Voz do Espírito




Um comentário:

  1. Reflexões: D E U S


    Achamo-nos então, constantemente, na presença da Divindade, nenhuma das nossas ações lhe podemos subtrair ao olhar; o nosso pensamento está fiscalizado ininterruptamente pela Mente do Criador, havendo, pois razão para dizer-se que Deus vê os mais profundos refolhos de nosso coração. Estamos nele, como ele está em nós, segundo a palavra do Cristo.


    Deus que criou o Universo e tudo que nele há, sendo Senhor do Céu e da Terra. Não habita em templos feitos por mãos de homens. E nem tampouco é servido por mãos humanas, como que necessitando de alguma coisa; pois Ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração, e todas as coisas. Porque Nele vivemos, e nos movemos, e existimos (Atos dos Apóstolos 17. 24 a 28)

    O homem é um pequeno mundo, que tem como diretor a sua alma e como dirigido o corpo. Nesse universo orgânico, que é composto por milhares e milhares de células vitais, o corpo representa uma criação cujo senhor seria a consciência espiritual, que comanda todos os sentidos e emoções do ser. Os membros desse corpo, os diferentes órgãos que o compõem, os músculos, os nervos, as articulações são outras inumeráveis individualidades microscópicas, localizadas em pontos especiais do referido corpo físico. Há sensações diversas em muitos lugares simultaneamente? A consciência espiritual as sente todas, distingue, analisa, assina a cada uma a causa determinante e o ponto em que se produziu, tudo por meio do sistema nervoso central.

    Análogo fenômeno ocorre entre Deus e a Criação. Deus está em toda parte, na Natureza cósmica, como a alma humana está interativamente em toda parte, no corpo carnal. Todos os elementos da criação se acham em relação constante, e imperceptivelmente, com o Criador, como todas as células do corpo humano se acham inconscientemente em contacto imediato com a consciência espiritual - alma.

    Um membro se agita: a consciência sente. Uma criatura sofre: Deus percebe. Todos os membros estão em movimento, os diferentes órgãos estão a vibrar, a consciência ressente todas as manifestações, as distingue e localiza. As diversas criações, as diferentes criaturas se agitam, pensam, agem diversamente: o Criador sabe o que se passa e assina a cada um o que lhe diz respeito, através de fluidos eletromagnéticos imperceptíveis à mentalidade humana.

    Daí se pode igualmente deduzir a solidariedade da matéria e da inteligência, a solidariedade entre si de todos os seres de um mundo, e os diferentes seres de todos os mundos e, por fim, de todas as criações com o Criador (cap 11. Item 20 as 27 / A Gênese / Allan Kardec)


    Bibliografia: A Gênese – Allan Kardec


    voz
    q
    clama


    Intensivo de Difusão Espiritualidade Evangélica


    coordenação: Abrahão Ribeiro

    ResponderExcluir