quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O PROFETA ELIAS É TRASLADADO PARA OUTRA DIMENSÃO, CÉUS



                                                           

      A morte humana de Elias e a sua visualização por Eliseu

       E sucedeu que, indo Elias e Eliseu andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias foi elevado aos céus num redemoinho  ( 2 Reis 2. 11) Bíblia sagrada

         Há 900 anos antes do início da era cristã acontece este fato de grande importância que fundamenta a imortalidade da alma. Mas, que várias correntes teológicas apegadas ao convencionalismo da letra analisam como se fora um conto mitológico, em virtude de sua grande transcendência no relato alegórico das causas descritas nas Escrituras sagradas: o arrebatamento do profeta Elias para outras dimensões de vida nos planos celestes: em corpo físico; ou, em corpo espiritual?
          Depois da morte do rei Salomão surgiram conflitos sociais internos entre as tribos do povo hebreu (cisma), ocasionando divisões políticas: Reino de Judá, com a capital em Jerusalém; Reino de Israel que ficou sendo governado por Jereboão, com a capital em Samaria, e que aliou-se aos fenícios outrora inimigos mortais do povo israelita. E no decorrer das sucessões e reinados tentaram implantar o paganismo como religião oficial em Israel, tendo em Jezebel mulher do rei Acabe, o elo principal dessa usurpação.

            No curso das gerações levantaram-se várias vozes para combater esses desvios de costumes contrários à tradição dos Patriarcas da nação israelita, a mais veemente a do profeta Elias, que contraíra perigosos inimigos por causa das execuções que eram motivadas por essas divergências, primeiramente aos profetas de Baal responsáveis pela propagação dos rituais pagãos em Israel (1 Reis 18. 17 a 25) e, em seguida à cavalaria israelita, que era uma corporação militar que prestava segurança aos sacerdotes de Baal, a ponto do rei Acabe pronunciar esta frase para Elias: "és tu o perturbador - 1 Reis 18. 17"

                O profeta Elias tinha sua liderança na comunidade, e como tal exercia muita influencia sobre o povo, arrebanhando os seus seguidores que executavam as suas ordenações rigidamente 1 Reis 18. 17. Para diversos opositores Elias incentivara a degolação (morte) a fio de espada 1 Reis 18. 40, e a outros a maldição da morte através da fogueira 2 Reis 1. 9 a 14.

               E por duas vezes Elias fora ameaçado de morte nas regiões de Betel e depois Jericó, e que seria tomado em poder dos seus adversários. Houve uma quebra de sigilo neste plano, chegando aos ouvidos de Eliseu que intercedeu pedindo que ficassem quietos - que mantivessem a calma porque o assunto era grave, conforme está registrado em 2 Reis capítulo 2 versículo 3 a 5.
         Compreenda-se que se este arrebatamento fosse um plano sobrenatural idealizado pelos Poderes Celestiais Divinos, será que chegaria ao conhecimento dos inimigos de Elias - os cinquenta homens "filhos dos profetas" que estavam em perseguição a Elias? - vide 2 Reis 2. 7 Bíblia sagrada
             Eliseu ao ter noção do rapto que Elias poderia sofrer brevemente, e analisando a gravidade do caso que poderia ter consequências fatais à existência física do mesmo, solicita então ao seu Mestre que lhe fosse dado por acréscimo a porção dobrada de seu saber espiritual.

      Elias querendo sondar a capacidade íntima do aprendiz aos mistérios considerados sagrados pelo seu povo, responde: “das dificuldades e lutas de semelhante missão; mas se Eliseu tivesse a visão espiritual apurada para contemplar o desdobrar de todos aqueles acontecimentos e o resultado final dos fatos, assim seria...”

    O aspirante a Profeta no enquadramento geral da iniciação hebraica tinha que ter perfil de devoção, um bom desenvolvimento das percepções psíquicas isto é, vislumbrando de maneira natural até mesmo o extrafísico (dimensão espiritual que se desdobra para além das sensações físicas), no qual estamos todos mergulhados sem sequer suspeitarmos dessas fases múltiplas nos planos da Natureza cósmica.
          No entanto, se Eliseu, o auxiliar direto de Elias, já tivesse ao longo daquele aprendizado aprimorado em alto grau a função de ver com os olhos do espírito, a ponto de perceber no estado normal de consciência o trespasse do ser para os reinos invisíveis da criação de Deus, no exato momento em que a pessoa falece no corpo físico - era um bom sinal de que Eliseu já estava revestido de dons paranormais.

      A vida é composta de muitos valores para o crescimento moral e intelectual dos Seres inteligentes. Assim é que, nestas lições, o profeta Elias poderia perfeitamente ser elevado aos céus pelos Anjos do Senhor, sem necessitar do transporte de objeto voador nos moldes de carros de fogo movido por cavalos de fogo, como muitos tentam entender.
           Estas expressões literárias demonstram a interpretação simbólica da época com os costumes próprios daquele tempo, em virtude da linguagem hebraica possuir um vocabulário inflexivo, e muitas narrações do período hebraico foram transmitidas através das gerações oralmente e de forma alegórica, até se fixarem no curso dos séculos nas reformas e convenções literárias que sofreu a Bíblia para o grego e latin.
                   

             Finalmente, o plano é concretizado, Elias ao cruzar o rio Jordão depara com alguns homens integrantes dos cinquenta homens dos Filhos dos Profetas isto é, seguidores do culto a Baal (entidade religiosa venerada pelos povos politeístas da região do antigo oriente) que estavam guarnecidos por um destacamento militar - os cavaleiros do fogo, carruagem especial em operações de combate do reinado de Israel puxada por fogosos cavalos, e como elucida o versículo: "nunca mais Elias foi visto". 
      É mister esclarecer que os povos primitivos tinham como cerimônia sagrada aos poderes celestes queimar até as cinzas de seus adversários religiosos (prova do fogo até à morte), no intuito de convertê-los aos seus deuses antropomórficos - 2 Reis 23. 4 a 11. E conforme os registros das Escrituras concluem, o que presenciando Eliseu, clamou: Carros de Israel e seus cavaleiros!  2 Reis 2. 12” 
     - é o desabafo autêntico de quem pretende denunciar os culpados, sem envolver-se diretamente em choques e desgastes de acusações, evitando comprometer-se para não prejudicar também a sua integridade física, pois ele temia aquele esquadrão de extermínio que destruía opositores utilizando fogueiras. 
                                                                 
      Durante muitos séculos na vida social dos povos humanos o fogo foi um artifício beatificado por Sacerdotes e utilizado para aniquilar a vida material de adversários. Porque a existência espiritual jamais se extingue... Muitos séculos depois conscientizou Jesus aos seus seguidores para que não temessem as perseguições: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma” – Mateus 10. 28 
          Os aspectos educativos da revelação que realçamos nestas passagens bíblicas são: a força incandescente consumiu o corpo humano de Elias até reduzi-lo em cinzas, e o duplo etéreo se desprende do físico em ondas se elevando num raio de energia fluídica para as regiões infinitas do universo espiritual, e conforme esclarece a Escritura: Elias foi elevado aos céus num redemoinho - pois o corpo volta ao pó da terra... e o espírito  retorna a Deus, que o deu (Eclesiastes 12. 7 Bíblia sagrada)
    desdobramento este acompanhado pela clarividência de Eliseu (o dom da dupla vista) e que testifica a sobrevivência da alma para além das fronteiras da matéria.

       E com o transcorrer dos séculos no decurso da existência humana a essência preexistente do ser espiritual de Elias, o tisbita, da região de Gileade, fica predestinado pela Providência Divina a retornar à existência material terrena, submetendo-se a um novo nascimento nove séculos depois, e vivendo uma nova personalidade a de João Batista filho de Zacarias e Isabel, na época do Cristo, comprovando assim a preexistência, imortalidade e reencarnação do espírito no espaço e tempo da evolução terrestre (Malaquias 3. 1 a 2;  e  4. 5) (Lucas 1. 13 a 19) (Mateus 11. 10 a 14) (Mateus 17. 10 a 13).

       E assim, nessa nova existência Elias resgata como João Batista o carma contraído em vidas passadas, sofrendo por sua vez a mesma penalidade que infligira ao próximo - a decapitação, diante do tribunal de Herodes e Herodias, na região antiga da Judéia (Mateus 14. 1 a 12). 
        Advertência de Jesus sobre o carma evolutivo: “Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos” Apocalipse 13. 10

                                                               
     A alma, após a morte, conserva a sua individualidade?

    Sim; jamais a perde.  Questão 150 *

    a) – Como comprova a alma a sua individualidade, uma vez que não tem mais corpo material?

    Continua a ter um fluido que lhe é próprio, haurido na atmosfera do seu planeta, e que guarda a aparência de sua última encarnação: seu períspirito

    Estando desprendido da matéria e atuando como Espírito, sabe o Espírito encarnado qual será a época de sua morte?  Questão 411 *

   Acontece pressenti-la. Também sucede ter plena consciência dessa época, o que dá lugar, em estado de vigília, tenha intuição do fato. Por isso é que algumas pessoas prevêem com grande exatidão a data em que virão a morrer. (* O Livro dos Espíritos – Allan Kardec.)
           A emancipação da alma se verifica às vezes no estado de vigília e produz o fenômeno conhecido pelo nome de dupla vista, que é a faculdade graças à qual quem a possui vê, ouve e sente além dos limites dos sentidos humanos. Percebe o que exista até onde estende a alma a sua ação. (* O Livro dos Espíritos – Da emancipação da Alma)

C É U S
         Abrahão Ribeiro

Voz Q Clama
Intensivo Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
    Voz do Espírito



4 comentários:

  1. O PROFETA ELIAS FOI ARREBATADO AO CÉU EM CORPO CARNAL; OU, EM CORPO ESPIRITUAL?


    Segundo o historiador Flavio Josefo que existiu há 90 anos d.C; o LIVRO DE REIS fora escrito pelo profeta Jeremias que vivera há 600 a.C; que descreve os fatos relacionados ao profeta ELIAS que vivera há 900 anos a.C; OU SEJA, o profeta Jeremias está descrevendo uma história que transcorrera há 3 SÉCULOS mais ou menos anterior à sua época, e que era comentada oralmente através das gerações.


    A QUESTÃO É:
    - ELIAS MORREU DE FATO NO CORPO CARNAL, TENDO O SEU CORPO DESINTEGRADO PELA LUZ / fogo QUE O ARREBATOU?

    - OU, entrou no Céu de luz divina com O MESMO Corpo físico carnal composto de matéria orgânica terrestre?


    SE ELE FOI ARREBATADO NUMA CARRUAGEM INCANDESCENTE de fogo, conforme narração da época - ERA UMA NAVE CELESTE?

    OU ESSAS NARRAÇÕES ESTARIAM TRUNCADAS pelo fato da própria incapacidade humana em conhecer os relatos na íntegra?


    VAMOS TENTAR DISCERNIR COM A PRÓPRIA LÓGICA DAS ESCRITURAS, primeiro: O hebraico é uma linguagem escassa de palavras, somente 12.000 palavras. Enquanto o português só verbos existem 40.000 verbos. Esse é mais um problema de numa época antiguíssima certas palavras terem sentidos ambíguos. Muitas coisas no Velho Testamento foram REPASSADOS ORALMENTE através das gerações, e toda Escritura foi traduzida séculos depois para o grego no ano 400 d.C pelo padre Jerônimo de Strídon.


    VERDADE FUNDAMENTAL BÍBLICA: A CARNE E O SANGUE NÃO PODEM HERDAR O REINO DE DEUS, ou seja, segundo a própria Bíblia em corpo carnal não podemos entrar no reino celeste e divino (I Coríntios 15. 50)

    E SE HÁ CORPO CARNAL, HÁ CORPO ESPIRITUAL (I Cor 15. 44), logo Elias para adentrar no plano celeste e divino teve que desprender-se definitivamente dos fluidos do seu corpo físico carnal, e esse desprendimento integral, conseqüentemente produz o falecimento dos órgãos carnais, ou seja, a morte física no corpo carnal humano. E, em corpo espiritual o profeta Elias pôde adentrar as dimensões de vidas extrafisicas nos planos imateriais.


    VERDADE BÁSICA DA EXISTÊNCIA DO HOMEM: O homem é um SER em 3 dimensões: CORPO, ALMA e ESPÍRITO (I Tessalonicenses 5. 23); ou seja: energia, consciência e vida; ou como ensina a doutrina dos Espíritos: CORPO CARNAL, PERISPÍRITO, e ESPÍRITO.

    CORPO CARNAL: matéria orgânica terrestre; PERISPÍRITO: corpo energético astral, o mesmo que corpo espiritual, formado de fluidos eletromagnéticos do astral onde ser habita; ESPIRITO: essência cósmica, foco divino do Criador na criatura.


    A MORTE FÍSICA é a separação da alma/espírito do corpo físico carnal, ou seja, o ser passa para a dimensão espiritual que é a vida extrafísica em espírito. Se a criatura ficar nas dimensões paralelas ao globo terrestre é necessário condensar a sua veste espiritual, que é o perispírito e terá a aparência humana normal (tal qual narração de Jesus na parábola de Lázaro e do Rico, que após a morte carnal tornam a se reencontrar no Além, vide Lucas 16. 19 a 31). POREM se o Ser subir os planos cósmicos em direção ao infinito celeste, nesse caso até o perispírito é desintegrado; e o Ser consciência livre só pode fazer esses acessos interdimensionais somente em espírito; ou seja, em mente... pensamento, energia divina.

    Intensivo de Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
    http://vozqclamabr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O ARREBATAMENTO EM ESPÍRITO DE ELIAS, APÓS SUA MORTE FÍSICA


    Resumindo: Elias homem físico teve seu corpo carnal decomposto pela morte física como todos os homens fisicamente morrem na existência material. Deus estabeleceu no inicio da vida física material: Tu és pó e pó te tornarás... (Gênesis 3. 19); Porque aos homens está ordenado morrerem... Vindo depois o juízo... (Hebreus 9. 27); O Corpo volta ao pó e espírito retorna a Deus (Eclesiastes 12. 7)

    ELIAS NÃO PODERIA SER SUPERIOR A JESUS CRISTO, POIS ATÉ MESMO JESUS, NO GETSAMANI, SENTIU AS AGONIAS DA MORTE COMO QUALQUER SER HUMANO, E MORREU CRUCIFICADO NO GÓLGOTA.

    O fato da Teologia e Sacerdócio religioso dissimularem e quererem negar a morte humana de Elias... Não passa de uma ARTIMANHA da ignorância humana que utilizou nos séculos as várias “reformas e traduções religiosas – os “FALSOS DOUTORES BÍBLICOS, FALSOS MESTRES DA TEOLOGIA... E quiseram MANIPULAR as evidências da imortalidade da alma e reencarnação desse espírito comprovadas na própria Bíblia sagrada. Pois Elias morre fisicamente como todos os seres humanos morrem e sua alma é que arrebatada para o cosmo espiritual, onde se prepara para novas etapas de aprendizagem e retornando séculos depois, e renascendo assim na vida material na época de Jesus na personagem do Batista.

    ELIAS DEIXOU A EXISTENCIA MATERIAL E SUBIU AOS PLANOS EXTRAFISICOS DA VIDA CELESTE EM CORPO ESPIRITUAL através de um redemoinho II Reis 2.11 Redemoinho é derivado de vento e vento em hebreu sintetiza as coisas espirituais - João 3. 8

    Naturalmente foi para as dimensões paradisíacas do plano espiritual onde a Alma continua crescendo para vida celeste.

    O resgate do cadáver pode até permanecer em mistérios como na atualidade às vezes não é possível fazer autópsia de alguns corpos físicos falecidos, ex: deputado Ulysses Guimarães, alpinista Bernardo Collares, e diversos passageiros mortos no acidente aéreo do vôo 447 da Air France, no oceano Atlantico. Apesar de termos mais tecnologia do que na época primitiva.

    Claro que, o arrebatamento de Elias ao Céu em corpo carnal, corporificou-se nos relatos das crendices religiosas como uma figura de linguagem bem expressiva. Tanto quanto a imagem do papai Noel representa para muitas pessoas, na atualidade, aquele velhinho bondoso de barbas brancas saindo do pólo norte na sua carruagem e entrando nas casas pelas chaminés!

    Intensivo de Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
    http://vozqclamabr.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. FATOS ESPÍRITAS NO ARREBATAMENTO DO PROFETA ELIAS:

    De conformidade com o período em que sucedeu o ato do arrebatamento do profeta Elias para os planos da vida celestial, reinava em Judá, berço pátrio de Elias, o rei Josafá por volta dos anos 850 antes do Cristo (2 Reis 1. 17).

    E, 10 ANOS depois do arrebatamento espiritual do Profeta Elias para o Céu, foi enviada uma carta escrita de próprio punho pelo profeta Elias para o sucessor de Josafá, nessa época Jeorão (2 Reis 8. 16), criticando a corrupção moral de seu governo e vaticinando flagelos que cairiam sobre o povo (2 Crônicas 21. 12).

    CURIOSIDADES BÍBLICAS:

    Como Elias escreveu essa carta, 10 ANOS DEPOIS do seu arrebatamento para a dimensão celeste? SE o mesmo já não mais pertencia ao plano físico carnal ?!

    Provavelmente utilizou a psicografia através da mediunidade de Eliseu, o seu auxiliar direto, vide na Bíblia depois do arrebatamento de Elias essas evidenciais em 2 Reis 2. 15: “O ESPÍRITO DE ELIAS REPOUSA SOBRE ELISEU”.


    Intensivo de Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E
    http://vozqclamabr.blogspot.com/

    ResponderExcluir