segunda-feira, 14 de março de 2011

REENCARNAÇÃO, o renascer de novo "aspectos racionais e filosóficos

          Com a preexistência, compreendemos a predestinação, e concluímos a reencarnação...  Para estudarmos melhor a evolução natural que controla os ascendentes espirituais de cada criatura.
          “O Senhor me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome...  - Isaías  49. 1 a 2” 
          “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. – Jeremias 1. 4 a 7”
          Preexistência e predestinação do Ser, é que faz os homens considerados sábios, filósofos e santos terem faculdades transcendentes e conhecimentos inatos que com perseverança e trabalho desenvolvem nas áreas: ciência, filosofia, e ou religião e ajudam assim o progresso material e espiritual da humanidade. Outros trazem ao renascer, o germe das suas imperfeições, dos defeitos de que se não corrigiu e que se traduzem pelos instintos naturais e pelos pendores para as paixões inferiores, esse é o verdadeiro sentido do pecado original.
          O Ser (espírito) não é um nome recebido no registro de nascimento, o nome é apenas um rótulo social em uma geração.
          O Ser (espírito) não é um corpo físico: masculino ou feminino. O Corpo é apenas a veste, a máquina que o Ser usa para evoluir no Mundo Material. Na verdade, o corpo reage energeticamente sobre o Ser. Assim é que, certas funções mal usadas na máquina durante a vida física desajustam os centros de forças da Alma deixando-a desequilibrada na vida espiritual; e para reajustar as peças que se corromperam na mente etérea do Ser: faz-se necessário refazer as energias desgastadas. Trabalho esse que pode durar uma outra existência inteira de inibições nos órgãos lesados, esclarece o Divino Mestre: “quando usamos os membros de nosso corpo para o mal; é necessário desfazer-nos dos órgãos contaminados diante da vida material, para não sucumbirmos em novos abismos espirituais, e não termos que comprometer toda a estrutura da alma em sofrimentos indefiníveis (Mateus 18. 7 a  9 ).”
          Levantando o véu do ensinamento: O Criador dar à criatura em determinada geração a visão perfeita, mente saudável, braços fortes e corpo equilibrado para que ela participe do movimento da Criação impulsionando a evolução da vida material. No entanto, a criatura usa esses recursos provocando os escândalos sociais, corrupções e maldades que alarmam a sensibilidade das coisas. Enfatiza o mentor celeste: Aí do mundo por causa dos escândalos;... Mas, aí daquele homem que o provoca.  (Mateus  18. 7) 
          A ordem e justiça divinas presidem as ações e reações dos seres no curso das existências. E aquilo que semeamos é da lei cósmica de causa e efeito que colheremos no porvir. Os que plantam vida, paz e amor, com certeza colherão: vida, paz e felicidade. E a morte física é o portal de acesso ao tribunal consciencial do espírito. Todos os valores materiais e imateriais da existência pertencem unicamente a Deus. O homem apenas usufrui esses bens como meio de progresso; e o Ser que malbaratou os benefícios que a Vida lhe concede é arrebatado em sua consciência pelas vibrações de sintonia para as dimensões do astral inferior onde impera as trevas e o padecimento moral (vide situação do Rico negligente após a sua morte física, ensinamento do Cristo em Lucas 16. 19 a 31)
Se Deus é justiça plena, é também amor infinito.
          O Ser não pode ficar eternamente em situação de degredo no inferno espiritual. Pois se o próprio átomo possui propriedades elétricas indestrutíveis e com isso se tornam imortais, passando por constantes mutações na combinação e formação de novas substâncias da matéria, expandindo no espaço e tempo o universo da criação de Deus.
          Assim é, que, aqueles que se encontram em condição infeliz no Cosmo Espiritual, são chamados noutros tempos para participarem do trabalho progressivo da vida material em busca da perfeição celestial, bloqueados nos organismos que foram motivos de suas quedas em suas preexistências; ao invés de permanecerem consumindo o fogo dos remorsos para sempre em seus corpos espirituais. Por isso sentenciou o Cristo: melhor é, à criatura, entrar na vida material com um corpo deficiente; do que, com todos os seus membros ser precipitada no inferno eterno (Mateus 18. 8 a 9).
          O esquecimento temporário que envolve o Ser no plano carnal, é a bênção do Criador apagando os reflexos inferiores da sua criatura que precisa renovar-se interiormente na conquista das bem-aventuranças espirituais. A subconsciência da mente humana armazena muitos mistérios insondáveis nos caminhos da evolução terrestre, e que representa um campo vastíssimo de estudos à psicologia moderna. 
          O Ser (espírito) não é apenas uma existência física. As existências físicas são as fases de provas que o Ser atravessa de acordo com as necessidades evolutivas.                                                               
          Ser – espírito, na verdade, é a essência da vida imaterial e indestrutível; a consciência etérea do intelecto; energia divina que está adormecida no íntimo de cada criatura racional.
          Muitos religiosos questionam a reencarnação em virtude da falta de lembrança dessa fase de existência. Mas, a Sabedoria da Vida se reflete exatamente nesse esquecimento temporário de grande edificação para o Ser que atravessa as suas provas e provações para cumprir o ciclo do aperfeiçoamento moral e intelectual em Orbes materiais de nível primário. Gravíssimos inconvenientes haveria em termos total lembrança da nossa preexistência, e depararmos hoje, nos laços da consangüinidade nas vestes físicas de nossos Pais, ou nossos Filhos, com os desafetos de ontem do nosso passado espiritual que ressurgem para a solução de compromissos morais porque não soubemos compreender e fraternizar nos caminhos da vida.  Por isso advertiu o Senhor da Vida: é preciso reajustar até o último valor, por não termos feito a reconciliação a tempo com os adversários às margens da nossa caminhada para a eternidade (Mateus 5. 25 a 26). E enquanto não fizermos a conciliação fraterna com todos aqueles que julgamos nossos inimigos, jamais participaremos do reino divino nos domínios celestiais da vida superior (Mt 5. 23-26).

Ascendentes espirituais da reencarnação
           O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito;

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem e nem para onde vai; assim são todos os nascidos do Espírito –  Jesus  (João 3.  5 a 8) ”.


 O Evangelho do Cristo, em espírito e verdade, nos revela nas citações em referência a preexistência do Ser e a sua dupla natureza como matéria e espírito. Herdamos de nossos Pais terrestres apenas os caracteres fisiológicos hereditários; logo, o que procede da carne é apenas fruto da própria carne. O Homem não cria o Espírito – a vida, apenas gera o corpo carnal. A Alma tem sua origem na essência vital do Pai da Criação universal.  Portanto, o Espírito vem de Deus.

Ciclo da carne e ciclo do espírito, os ascendentes da preexistência...

Quando no estado primitivo o ser trabalha somente as necessidades da vida instintiva animal, originando-se da carne o predomínio das paixões inferiores, a vida do ser é bastante animalizada e circunscrita em determinado globo. Já no ciclo do Espírito, o Ser atinge níveis de consciência espiritual superior em inteligência e supremacia dos valores morais que o integra à natureza celeste em imagem e semelhança angelical. O ser passa a ser como o vento que assopra em todas as direções do espaço, e os nascimentos sucessivos que objetivam o crescimento consciencial da alma para o reino divino passam a ocorrer nas diferentes ordens de mundos habitados do infinito, que funcionam como educandários da alma.      

Se a Alma fosse criada no momento da formação e desenvolvimento do embrião como pensam muitos Teólogos, e vivesse apenas uma experiência física (80 anos) mais ou menos, e após a sua breve passagem pela vida material caso não consiga elevar-se à Glória dos Céus, fosse condenada à eternidade sem fim a permanecer nas prisões de fogo inextinguível como imaginam muitas seitas religiosas. E que dizer dessas criaturas que passam para a vida de além túmulo em tenra idade? Jovens ainda, muitas vezes mal saídas do berço. Com a idéia da Alma criada no momento da concepção, aparentemente, essas Crianças e ou Jovens, nada fizeram para receberem um castigo eterno; ou, serem transmudadas, de imediato, definitivamente aos planos sublimados da vida celestial.

E por qual mistério a população do Planeta a cada dia aumenta mais?  E o Criador, na sua Onisciência, já estaria conhecendo que a maioria absoluta em números muitíssimos elevados estariam fadados a uma vida material de aflições, e após a curta vivência no plano físico seriam encarceradas eternamente nas chamas do inferno idealizado pelos dogmas das crendices religiosas; ou, então pereceriam para sempre num vazio total do materialismo. 
Por que, na Terra, uns são mais bem dotados que outros? Uns nascem fortes, outros saudáveis, inteligentes e muitos em ambientes confortáveis! Outros, já de natureza nascem frágeis, amargurados, e inúmeros em desconforto e no meio dos vícios – por quê?
São perguntas que calam fundo a nossa consciência para que possamos discernir melhor a Sabedoria e Amor do Criador.

Felizmente, a vida não é obra fatal do acaso e nem tampouco um caos total da razão; e sim, trabalho de evolução natural que distribui com equidade os valores humanos. – Reafirmamos: O Senhor da Vida e do Universo não está criando Almas para a condenação, e nem agindo com privilégios dentro de sua consciência sem limites. A reencarnação é o elo que completa com sabedoria e justiça a cada um segundo as suas próprias necessidades evolutivas, isto porque a existência material é apenas uma extensão da dimensão espiritual e que serve de preparação para libertar a alma para a vida eterna nos domínios infinitos do Universo da criação de Deus.
Quanto maior a evolução espiritual mais necessidade de desprendimento material almeja o ser a fim de realizar a conquista íntima da ventura celestial. Os seres espirituais que são chamados segundo o propósito divino, é porque já foram conhecidos em anteriores existências, justificados na luta redentora da vida material para estarem aptos a integrarem-se à natureza divina do Cristo nas dimensões do cosmo celestial.
A predestinação é efeito lógico da preexistência da alma, que tem sua causa soberana na reencarnação do ser espiritual. 
E a reencarnação se confirma através de um novo nascimento, no qual o ser espiritual submete-se no tempo e espaço das gerações sucessivas, e que ressurge em nova existência material para aperfeiçoar o ego consciencial em amor e sabedoria, estado divino de espírito que integrará a criatura com o seu Criador, nos planos celestiais da vida superior.  
Obs: ressurge; do verbo ressurgir, que quer dizer ressuscitar, variação da ressurreição, voltar em nova existência carnal para aperfeiçoar-se intelectual e moral. 
Obras para estudo:
Bíblia sagrada, edição João Ferreira de Almeida, e Antonio Figueiredo;
Livro: CÉUS:  Autor: Abrahão Ribeiro

 

Intensivo de Difusão Espiritualidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário