quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CRISES


TENSÕES múltiplas envolvem o relacionamento dos povos humanos, e várias são extremamente agudas que se agravam em crises que desafiam os segmentos de desenvolvimento psicossocial e, nos últimos anos o seu efeito vem sendo a manchete principal dos jornais, revistas e notícias televisadas em todo mundo. É comum ouvir-se noticiar: crise ambiental, crise econômica, crise desemprego, crise política, crise fome, crise catástrofe, crise terrorismo, crise violência, crise solidão, crise familiar, crise saúde, crise preconceito, crise stress, e até mesmo crise saudade dos entes que se foram para o além.
 
A cada virada de ano esperamos um decorrer próspero, feliz e, no entanto a estabilidade abala-se com novas preocupações da luta pela existência do mundo moderno, às portas do terceiro milênio.

 Tudo corre para um consumismo idealizado: ganhamos hoje e gastamos amanhã; precisamos ganhar bem para usufruirmos mais e neste sistema capitalista, o homem a cada momento, desconhece que é um Ser espiritual. Se o cérebro precisa se intelectualizar para enfrentar a mão-de-obra competitiva, o seu coração também necessita edificar-se à luz da moral cristã para o misterioso porvir.

  Vamos dar a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus, conclamou o Cristo. Se a luta material está cobrando pesados tributos de sobrevivência, armemo-nos de paciência, coragem e boa-vontade no trabalho a realizar, sem jamais desanimar pensando que não somos capazes de vencer. Quando nos educamos como cidadãos passamos a compreender a necessidade justa de integração social: trabalho e família, empreendendo assim a realização profissional. Mas façamos à nossa própria consciência outras questões morais: O que somos? De onde viemos? O que estamos fazendo? Por que sofremos? Por que morremos? E para onde irá a nossa alma depois da morte física?
 
 O tempo usado na leitura edificante é um tesouro que incorporamos ao nosso patrimônio intelectual, aproveitemos os minutos vazios para fazermos reflexão espiritual.

 Companheiro de luta terrestre! O conhecimento da causa espiritual que rege a vida é o canal de acesso ao universo da sabedoria celeste. Elucidemos as respostas para as nossas tensões diárias à luz da divina mensagem do Cristo, no seu Evangelho: a boa nova das revelações espirituais – a doutrina consoladora do Espírito e verdade.
 
 Conscientizemo-nos como imortais criaturas no Cosmos.

Texto extraído do livro: CÉUS
autor: Abrahão Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário