quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

PLANOS CELESTIAIS OU DIVINOS, CÉUS


                             
                                                   


“Os Seres que alcançaram a dimensão celestial dos Espíritos Puros percorreram todos os graus da vida espiritual e se despojaram de todas as impurezas físicas. Tendo alcançado a soma de perfeição que os integra ao divino, realizam a vida eterna no seio invisível e imaterial de Deus. Gozam de inalterável felicidade, porque não se acham mais sujeitos às vicissitudes da vida material. Essa felicidade, porém, não é de ociosidade monótona, a transcorrer em perpétua contemplação. Eles são os agentes da Providência Divina, cujas ordens executam para a manutenção da harmonia em todo Universo. (ver O Livro dos Espíritos, questão 113 – Allan Kardec)” 

                                                     

As dimensões Celestiais dos Espíritos Puros – Anjos, eterna e sublime atividade no seio supremo e invisível de Deus – o Autor da Criação Universal. O Ser despiu-se totalmente das fibras da matéria, transmutou-se em luz divina, passando a gozar dentro de si mesmo da plenitude da vida cósmica, felicidade, sabedoria e amor. 

Este estado de consciência pura e glorificação espiritual inicia-se dentro da mente do Ser a irradiar-se no seu mundo íntimo e completando-se com a sua perfeição intelectual e moral. Orientou o Divino Mestre: "o reino divino está dentro de vós mesmos" (Lucas 17. 21). E os Espíritos que atingiram esta fase superior de aperfeiçoamento não ficam às margens das belezas da vida celestial em estado de contemplação absoluta assistindo à evolução do Universo. Laboram sob a razão divina e se tornam assim nos domínios dos espaços celestes, os mensageiros e ministros da Providência cujas ordens executam para a harmonização da vida em todos os planos da criação. 

           Analisando este aspecto transcendente da existência, temos que compreender a natureza cósmica em diversas dimensões. Múltiplos universos de vida inteligente convivendo paralelamente e interpenetrando-se em planos vibracionais de energias completamente diferentes: – natureza material, natureza espiritual e natureza divinizada, e acima de tudo: Deus - o Pai da criação universal.

        Natureza material: o mundo visível das formas orgânicas e inorgânicas;

         Natureza espiritual: o mundo invisível dos fluidos e irradiações magnéticas;

           E natureza divinizada: a extensão imaterial e infinita da luz e inteligência divina que abrange todos os corpos celestes.

           O átomo é a menor partícula da matéria e também uma leve cópia em miniatura microscópica do sistema solar. O universo material é apenas uma agregação de nuvens de átomos que se solidificaram pela ação da potente vontade de Deus. E o ser humano constituído à imagem e semelhança do seu Criador, traz em si mesmo o reflexo tridimensional desta natureza: corpo material orgânico; corpo fluídico astralizado onde se condensam as células materiais do corpo físico;  e finalmente: o espírito - a essência imortal da vida; ou, como muitos entendem na sua linguagem simples: corpo, alma e espírito.     
    
           Fluidos impenetráveis à razão humana ligam todos os Universos ao centro de luz da sua criação infinita: Deus. E da força atômica às estrelas; e dos microorganismos aos anjos tudo flui e reflui na providência suprema do Criador Celestial de todas as coisas. A matéria primitiva é apenas a mais baixa vibração de energia, e o Ser racional ao desagregar-se da vida material pela ação da morte física libera o foco imortal do intelecto - o espírito, que é uma minúscula irradiação divina. O corpo humano volta ao pó, isto é: a compor os elementos da matéria orgânica no seio da terra; e o espírito retorna a Deus, que o deu...  “Eclesiastes 12. 7 – ou seja: regressa à força primordial mantenedora da vida extrafísica – o fluido cósmico. E a partir daí, de acordo com as suas boas ações antes deliberadas na vida material, o Ser fica estudando e evoluindo na vivência dos planos de energia desmaterializada, revestido de um corpo fluídico chamado “perispírito”, que é haurido nos fluidos magnéticos do astral onde a criatura está trabalhando a sua evolução para Deus: quer seja de natureza primária; ou de nível regenerativo médio; ou até mesmo de ordem superior.

           Desta forma os orbes de vida material são constituídos nas suas forças naturais pelas suas dimensões espirituais, que são estágios vibracionais de energias psíquicas a desdobrarem-se na suas crostas extrafísicas e espaços astrais.

           E a esfera celestial dos Espíritos Puros são planos de existência imaterial no macrocosmo estelar. Pois o Ser desmaterializou pelo processo evolutivo da purificação em amor e sabedoria, no espaço e tempo até mesmo deste segundo corpo fluídico – “o perispírito”; perdendo então todas as formas e características físicas; transmutando-se em foco de intensa luz espiritual; passando a integrar-se e mover-se na essência mais sublime do Cosmo: a inteligência e luz da presença eterna do Ser de nosso Pai Celestial – o Espírito Santificado.

           Os Espíritos do Senhor! Unificados no amor e verdade desfrutam e se revestem de irradiante luz da natureza espiritual, e percorrem no plano extrafísico dos espaços siderais: os sistemas de mundos, as galáxias, na velocidade contínua dos raios magnéticos do poder onipresente da Mente de Deus; passando a representar a vontade do Pai Criador na execução e supervisão da sua providência celeste. E essas inteligências divinas têm no infinito suas potestades - o habitat natural, os quais se localizam nas dimensões impalpáveis e etéreas nos arredores das estrelas.  

           O Pai Celeste trabalha até hoje, sentenciou o Cristo. É a ação ininterrupta do amor e assistência no movimento da vida universal numa atividade contínua de ordenação em todas as coisas do Pai da Natureza. Porque só Deus dispõe do poder de criar e recriar o fluido cósmico, que é a respiração do universo; a força da matéria primitiva; a energia vital do princípio e também a essência imortal do espírito. E nessa substância primordial trabalham também os Espíritos divinizados com o Criador num sistema de co-criação dentro da mais alta hierarquia celeste, magnetizando as fontes de energia do fluido cósmico, que é utilizado como o plasma gerador da matéria elementar para construção dos mundos que servem de educandários para a evolução dos Seres na imensidão dos universos: material e espiritual, de acordo a vontade do Todo-Poderoso.

            Na edificação e ordem dos mundos, e nos fluidos invisíveis do éter espiritual, existem múltiplas tarefas que esses super - Anjos executam para a expansão da vida sob a luz e vontade do Supremo Arquiteto do Universo, desde o equilíbrio e movimento dos sistemas planetários à formação e progresso de suas humanidades físicas e espirituais.
                                                            

            Jesus Cristo é a mais alta representação de Deus para todos os Seres que evoluem na crosta material e camadas de vida espiritual que circundam o planeta Terra. E irmanados com o Senhor Jesus trabalham as inteligências angélicas que orientam a evolução dos núcleos de vida orgânica, inorgânica, material e imaterial nos reinos invisíveis da natureza. Assim também como se entrelaçam neste concerto celeste as potestades de arcanjos que supervisionam a evolução de todas as dimensões de vida espiritual nos planos astrais dos sistemas intergalácticos, sob a sabedoria e amor da divindade suprema do universo – o nosso Pai Celeste.  

           O nada é simplesmente o inexplicável. Tudo é luz, tudo pertence a Deus, e onde há luz existe a presença pulsante da vida em planos diferentes ao conhecimento humano. No silêncio e grandeza interestelar vibra a alma da criação divina! O elemento principal de todo universo é a inteligência espiritual, e isto revela a solicitude da Eterna Providência na idealização das causas da natureza.

             Qual seria o empresário humano bem sucedido que gastaria energia do seu tempo na construção de obras sem a finalidade de crescimento material de suas empresas? Pois bem, se o homem habilidoso busca o melhor para os seus haveres! Quanto mais Deus a perfeição absoluta em todas as coisas! O inconcebível aos homens preside todos os acontecimentos da existência no Cosmo: a razão da presença eterna de Deus, o mentor da Natureza.


            A vida é regida por leis preestabelecidas que trabalham o engrandecimento de todas as criaturas de Deus, nos mais diferentes planos astrais habitados do Universo.


             Deus nunca esteve inativo, sempre criou desde toda eternidade, e muito antes à formação do astral terrestre já existiam seres espirituais integrados à grandeza divina. A religiosidade terrena ao perceber a angelitude imaginou que fossem seres criados com privilégio, fora das leis da evolução espiritual... Quando na verdade, os anjos nada mais são que, simplesmente almas humanas já aperfeiçoadas em outros planos celestes e filiadas ao seio da divindade suprema do cosmo.



   do livro: C É U S
   autor: Abrahão Ribeiro


Intensivo de Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E


Nenhum comentário:

Postar um comentário