sábado, 1 de fevereiro de 2014

MUNDOS REGENERADOS, CÉUS



                                                                               

“Os Mundos regenerados servem de transição entre os mundos de expiações e os mundos superiores. A alma penitente encontra neles a calma e o repouso e acaba por depurar-se. Sem dúvida, em tais mundos a criatura ainda se acha sujeito às leis que regem a matéria; a Humanidade experimenta as vossas sensações e desejos, mas liberta das paixões desordenadas de que sois escravos, isenta do orgulho que impõe silêncio ao coração, da inveja que a tortura, do ódio que a sufoca. Em todas as frontes, vê-se escrita a palavra amor; perfeita equidade preside às relações sociais, todos reconhecem Deus e tentam caminhar para o Criador, cumprindo-lhe as leis. (capítulo III, item 17, Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec)”



Existência de progresso material paralela à evolução espiritual, próximo ciclo de evolução terrestrecada ciclo evolutivo é formado por milhares de anos. O Ser tem provas a cumprir; mas sem os grilhões da aflição e do mal.

Atualmente, o que vemos na Terra são os valores espirituais serem sufocados pela força dos desejos carnais, já nos mundos que alcançaram o grau de Regeneração esses pendores tendem a se inverter com o passar das eras. Por isso esses mundos são considerados de categoria evolutiva média.

Assim como o escolar que, ao sair do primário se matricula automaticamente no ensino médio para aperfeiçoar seus conhecimentos. Os seres espirituais imortais, depois de cumprirem regularmente seus estágios nos mundos de provações e purificações e, necessitados de melhores aprendizagens para crescimento de suas forças espirituais ao encontro de Deus, seguem a escalada da vida em orbes Regenerados. Não são mundos completamente felizes, funcionam como verdadeiros paraísos celestiais; pois ao Ser resta cumprir novas etapas de aprendizado, o mesmo ainda está na labuta da perfeição celeste; mas sem as inquietações da angústia ou desesperos das tribulações do mal, - o espírito já incorpora em si mesmo muita confiança na bondade do Criador.

Deus é a luz eterna da criação infinita; jamais esteve inativo ou bloqueado em sua glória infinita de Criador, e o Universo sempre esteve em expansão desde toda eternidade. Existem mundos em que as condições de vida são bem mais precárias que a Terra; outros em que as suas humanidades ainda estão nascendo, por isso encontram-se na fase da pedra, sem conhecimentos e carentes de progresso. E muitos outros, que alcançaram sublimes estágios mentais de paz e ventura celestial, e onde seus habitantes desfrutam de elevadas noções de espiritualidade. A escala hierárquica dos mundos tem seu aspecto crescente e contínuo, os orbes que apresentam uma humanidade evoluída no aspecto intelectual e moral são bem mais antigos no tempo e espaço de formação espiritual.

Os mundos que figuram no grau de regeneração não estão todos no mesmo nível paralelo de evolução. Há aqueles que apresentam condições mais melhoradas. Mas, a verdade, é que todos são guiados pela Providência Celeste para os objetivos finais das bem-aventuranças, que é completar o ciclo superior de perfeição material e espiritual. 

O homem terrestre sempre teve genialidade para imaginar o inferno, que representa o sofrimento espiritual, mas nunca soube idealizar as alegrias celestiais. - Por quê? 

Porque sendo de natureza inferior só há sentido conflitos e angústias, ainda não alcançou as claridades divinas do bem eterno. Assim é, que, muitos não acreditam na vida espiritual até por displicência, ou mesmo falta de conhecimentos, e afirmam que isso pertence ao futuro; e outros têm receios à vida interplanetária por duvidarem do poder criador da Divindade Universal. E diversos estudam o Evangelho e apesar de repetirem que Deus é amor, é vida; negam-no pelas atitudes. Pois se à criatura terrestre, é concedido uma média de vida de apenas 80 anos aproximadamente, acima desta faixa a vida se torna totalmente cansativa. Como é, então, que se justificaria pelos ínfimos decênios de existência material, o Ser ou Espírito que não conseguir a sua edificação celeste ficar apartado da evolução da vida; estacionado no tempo; sofrendo eternidade afora tormentos e consumação sem fim? Isso seria um absurdo! Incompreensão das criaturas que teimam em querer lustrar a Justiça Divina pela ótica humana.

Se as leis sociais terrestres, ainda imperfeitas em suas homologações, sempre deixam recursos de defesa a vis criminosos. A providência do Criador Supremo que ensinou à humanidade terrestre através da sua mais alta representação divina – o Cristo; que o amor nasce no sentido vertical para Deus; e completa-se obrigatoriamente de maneira horizontal com todas as criaturas. Logo, o Criador não legisla a nível inferior à justiça humana.

Deus, na verdade, possui mil recursos variáveis de corrigir as suas criaturas; e as educa, despertando-as nas faixas e forças da matéria. O Espírito não pode retroagir e aniquilar-se na sua essência consciencial enquanto a própria matéria evolve a cada ciclo milenar.

Mas, certamente, alguns leitores inflexíveis das Escrituras Sagradas farão suas observações: Ah! Mas na Bíblia fala sobre a condenação espiritual, - que é eterna!  E respondemos: por falta de terminologia própria para individualizar a demarcação de espaço e tempo das ações e reações infelizes de criaturas recalcadas na maldade. Estes ensinamentos estão figurados no sentido de análise indeterminada, pois enquanto perdurar a rebeldia do Ser nas suas criações maldosas, ele estará, consequentemente, condenado em si mesmo às expiações e resgates dolorosos. Na verdade, Deus não quer a morte final do pecador, afirmou o profeta Ezequiel (18. 23). E sim deseja exterminar a maldade da personalidade sem anular o Espírito.  

Os orbes astrais onde os Seres sofrem as suas reencarnações apesar de servirem de moradas para esses espíritos, funcionam também como educandários para formação intelectual e moral. O Ser, ao sofrer uma encarnação num mundo regenerado não perde os valores já adquiridos através das eras; apenas esses registros mentais passam automaticamente para a fase chamada de subconsciência; e que no momento oportuno, quando o mesmo retorna ao Cosmo Espiritual, esses bens que estavam adormecidos na profundeza da mente etérea do espírito, ressurgem gradativamente formando assim a superconsciência espiritual ao longo da existência imortal do Ser. Somente alcançam oportunidades de evoluírem em planos regenerados as criaturas que já cumpriram seus estágios nos mundos primários das provas e purificações.   
  
A Sabedoria Divina ao idealizar a grandeza da vida, estruturou a matéria que possui múltiplos estágios de energia para que todo Universo desenvolva-se em harmonia e objetividade. Tudo tem uma razão justa de ser no conjunto cósmico, nada é inútil na criação divina. A matéria evolve pela força das vibrações espirituais e radiação cósmica. A própria destruição, aparentemente, que aos homens parece o ponto final das coisas; é apenas um meio de se chegar pela transformação, a um estado mais perfeito; visto que tudo morre e renasce de forma diferente, nada sofre o aniquilamento total.

Nos mundos de regeneração ainda não há o êxtase perfeito, mas a aurora da felicidade. As criaturas se revestem de matéria e ficam sujeitas às vicissitudes das leis físicas naturais desses orbes, a fim de desenvolverem as forças angélicas; sofrendo o nascimento normal, a graça do esquecimento provisório nas suas reencarnações, e no final de suas existências materiais passa pelas transmutações da desencarnação, que concede à consciência espiritual o reingresso na dimensão invisível do universo para a aferição divina dos valores eternos.
 
Durante a era da antiguidade no contexto da vida universal, o orbe terrestre figurava como “estrado dos pés de Deus”, ou seja, primeiro andar no edifício da criação divina, conforme a palavra de Jesus em Mateus cap 5 versículos 34 a 35.  E nessa fase de nível “térreo” que seres imperfeitos iniciam a escalada para os Céus.

E paralelamente ao progresso consciencial e moral dos Seres terrestres, a criatura evoluiu em conhecimento material alcançando maravilhosos recursos tecnológicos. Mas ainda lhe falta avançar no sentido espiritual para que ela desperte dentro de si mesma a grandeza divina. Assim, seguindo o curso das leis físicas e espirituais da natureza cósmica, o nosso mundo - o planeta Terra está destinado a alcançar gloriosos ciclos de evolução material e espiritual. O nosso próximo estágio será o ingresso gradativo no ciclo médio de evolução, onde a humanidade terrestre sob o influxo invisível das forças espirituais do Cristo celeste terá que trabalhar para alcançar o grau cósmico evolutivo: "mundo regeneração".

Que ouçam os que têm ouvidos para entender! Estamos às portas do alvorecer de uma nova era para toda a humanidade terrestre. A dor do parto sempre foi prenúncio de um novo nascimento, e o surgimento dos novos tempos resultarão em transformações naturais que surpreenderão os habitantes do planeta; e que aos invigilantes e desprevenidos atuam como calamidades e castigos. Mas, que na verdade, são mutações profundas em todo sistema físico e extrafísico do planeta, processando a seleção dos valores espirituais para a nova fase evolutiva - a de orbe regenerado do mal e das aflições.

O homem precisa compreender que a Terra, o planeta onde mora e evolve para o Criador, é um imenso celeiro de forças vivas. E quando contaminamos a biosfera terrestre com pensamentos e criações negativas; ou atitudes de desrespeito às forças naturais; ou ações maldosas ao sistema da vida; - estamos envenenando a nossa própria casa planetária. E que, por conseguinte, ficamos sujeitos no tempo e espaço à natural lei de ação e reação.

No sentido externo, em virtude do homem prejudicar o meio ambiente lançando na crosta terrestre grande quantidade de produtos químicos, lixo nuclear, gases poluentes provenientes de queimadas abusivas que envenenam a atmosfera planetária ocasionando o aquecimento global, a própria natureza terrena está gemendo contra essas impurezas; elevando a temperatura demasiadamente em algumas regiões; ou, resfriando consequentemente em outras; ou, desajustando-se em suas estações e correntes de ar, e com isso surgem violentas tempestades que provocam grandes cataclismos.

No sentido intrafísico do planeta está havendo gradativamente alguns reajustes em suas placas tectônicas proporcionando mudanças no seu eixo magnético, que vem ocasionando abalos sísmicos que liberam forças, gases e substancias que contribuem na limpeza das paisagens poluídas pela ambição humana.

No sentido mental, em virtude do homem poluir a vida espiritual terrestre com forças magnéticas inferiores da paixão desenfreada, do egoísmo e orgulho incontroláveis, da violência e maldades diversificadas. Toda essa gama de sentimentos impuros, criação fluídica do homem, tende a revoltear na crosta extrafísica do planeta. E para saneamento dessa dimensão ligada ao orbe, essas vibrações retornam em forma de inquietações e angústias psíquicas.

 No sentido nuclear, não se deve temer a destruição geral do orbe terrestre pela inconseqüência humana. Se por acaso alguns chefes de governos queiram aproveitar-se dessas situações de instabilidade para despontar no comando internacional da política; e com isso surjam guerras e conquistas de última hora. A Providência Divina não permitirá que os fatos cambem para semelhantes abusos. Um conflito total dessa natureza afetaria profundamente os centros de forças magnéticas do sistema planetário.

No sentido astral, o nosso planeta está ligado aos demais orbes do nosso sistema sideral por forças eletromagnéticas vigorosas; assim como esse grupo de astros une-se poderosamente a todo Universo. E matematicamente sempre foi possível no decorrer dos milhões de anos de sua translação ocorrer períodos em que orbita alinhado entre alguns Planetas que circulam próximo do seu eixo rotativo, acionando assim um efeito compressor sobre a Terra, que alteram climas, estações e as energias do meio ambiente, que contribuem na despoluição dos fluidos e operam a limpeza magnética da aura mental terrestre.

Deus ajuda as criaturas através de suas criaturas. E a Providência Celestial do Criador proporciona ajuda aos seres terráqueos através dos Seres de moral e conhecimentos superiores que estagiam em outras moradas do Cosmo, e que sofrem reencarnações no seio da humanidade terrestre a fim de idealizar os novos tempos que irão se desdobrar à evolução humana.

O homem vem guerreando consigo mesmo e com o seu próximo há milhares de anos durante o seu longo período de purificações. E nesses abusos tem invocado até mesmo o nome da Providência Divina para justificar seus desmandos. Na verdade, Deus tem permitido que as nações da Terra usem artifícios da guerra, até hoje; porque através deste embate resultam os benefícios de despertamento consciencial às criaturas distantes do bem e da verdade.

Quem não se aperfeiçoa pelo amor, sofre no decurso do tempo o aguilhão da dor. O próprio soldado que combate e que não perpetra atos injustos está curando o seu mal de passados escabrosos.  Somente se reuniram para promoverem as guerras numa determinada geração, almas que portavam as tendências dessa luta, e que necessitavam dos reajustes que as provações coletivas operam.      

Serenado o ambiente das inquietações humanas, após as muitas tempestades sopra a bonança. A vida há de se levantar na Terra sob nova dinâmica nos novos milênios do porvir. Novas paisagens, novas roupagens. E no meio dos escombros humanos Deus sempre fez surgir as flores da renovação e da vida triunfante!

Bem aventurados os mansos porque, nos novos tempos, possuirão a Terra regenerada! O nosso mundo está destinado a vencer mais um ciclo de evolução: - os últimos aís da sua transição apocalíptica ao longo do seu aperfeiçoamento final.
                                                                         
Todos os espíritos pertencentes à comunidade terrestre, e que, no entanto, não aproveitaram suas encarnações nos milênios de eras destinados ao ciclo das provações tendo como meta o crescimento intelectual e moral do Ser. Porque permaneceram cristalizados e revoltados no mal, na carne; ou mesmo fora dela quando na esfera extrafísica do planeta. E que, ao invés de buscarem a luz divina preferiram as trevas da ignorância irracional. Esses Seres não terão mais o favorecimento de evoluírem nestes planos, pois serão banidos deste astro. A Providência Celeste não permitirá mais as suas moradas na crosta material ou camadas espirituais do mundo terrestre. Essas criaturas de grande inteligência, porém contrárias ao bem e à fraternidade, depois que sofrem o processo natural da morte orgânica, e em situação inconsciente seus espíritos são transmigrados nas dimensões extrafísicas pelos Agentes Divinos da criação celeste, para diferentes pontos do Cosmo onde existam mundos cujas humanidades estejam na formação inicial da “idade da pedra”.

Afirmou o Cristo: ali haverá choro e ranger de dentes”.  Porque esses seres já despertos numa faixa de raciocínio bastante evoluída se revestirão de matéria pesada, densa na sua constituição, sofrendo os efeitos das inibições naturais do meio ambiente desses mundos primitivos; onde no sacrifício penoso trabalharão em eras incontáveis o soerguimento de suas forças espirituais, renascendo no seio de humanidades primitivas em outros orbes planetários que estão carentes de cultura e tecnologia, desbravando assim diante desses seres rudimentares do “astral inferior” as sementes da civilização e do progresso intelectual e moral. E o que serão esses espíritos nesses planos astrais de natureza inferior? Senão a representação simbólica de anjos decaídos de suas moradas celestes, tal como ocorrera anteriormente em eras primitivas da evolução terrestre.

Atingido a era da regeneração, doravante, somente passará pelo portal das reencarnações da vida material para compor a humanidade terrena, espíritos conscientes do bem e da fraternidade. A Terra há de pertencer à categoria de orbe regenerado, quando então marchará para o glorioso ciclo de Mundo Superior. 

O ser humano possuirá uma melhor visão das coisas. O planeta não deverá sofrer mais agressões na sua fauna, flora e forças naturais; pois deverá ser respeitado e resguardado. O homem aprenderá novas maneiras de viver na Terra, de zelar pela natureza e multiplicar a regeneração da vida em todo orbe. Serão conservadas as instituições que trabalham pelo progresso e bem estar social e focalizada sua ação para melhorar a qualidade de vida; o homem refletirá sobre o que é edificante para a sua evolução espiritual e o que é inútil em valores morais.

A guerra, a maldade e o ódio serão considerados costumes bárbaros e ultrapassados. A Terra pertencerá aos mansos e pacíficos de coração; e o homem trabalhará com consciência e boa-vontade para se adequar à espiritualidade superior.       

Nos orbes regenerados todos os segmentos sociais, científicos e governamentais buscam o progresso intelectual e moral sem infringir a lei do direito de viver: o bem das criaturas.

- A Religião e a Ciência labutam de mãos dadas, ninguém se acha com a verdade exclusiva, todos buscam serem intérpretes do pensamento divino. E por isso mesmo estudam as leis da vida, compreendendo as leis orgânicas da matéria e levando em conta a ascendência do elemento espiritual e, à medida que a evolução se processa novos conhecimentos renovam os conceitos das coisas. 

- Os Governos não abusam de suas autoridades, não há essa ganância predominante da fome de poder. O cidadão que exerce o comando de direção das massas respeita os bens públicos, porque conhece a lei espiritual de causa e efeito. E todos os valores são depósitos para o bem geral.

- O comércio é mais fraternal, sem lucros exorbitantes. Não há essa corrida frenética e mesquinha dos investimentos do capitalismo imperialista. As nações mais ricas trabalham no sentido da educação, da saúde, da urbanização, do conhecimento e do progresso social de elevarem os povos menos favorecidos.

O espírito ainda se reveste dos fluidos carnais. Porém, no passar das eras, sofre no seu corpo astral o sublime despertar de forças que refletem no seu corpo material ativando-lhe uma capacidade intuitiva elevada - uma espécie de sexto sentido espiritual. E em virtude das profundas alterações energéticas renovadas nas camadas extrafísicas, novas moléculas se reativam facultando o desdobrar psíquico que trabalha o engrandecimento do Ser em direção à Espiritualidade Maior dos Mundos Superiores: a meta suprema do Espírito.

Eis uma orientação do Cristo celeste sobre aqueles que estão à direita desse trabalho e que formarão a humanidade terrestre nos tempos porvir da regeneração planetária:
                                                                     

“E quando o filho do homem estiver na glória de seu plano divino, de onde administrará os destinos da vida material e espiritual terrestre juntamente com os poderes angelicais”.

E todos os povos humanos estarão sob a sua direção celestial...

Então (na dimensão extrafísica e no desenrolar dos tempos humanos) dirá aos que estiverem à direita dos seus ensinamentos: - vinde benditos de meu Pai, possuí pela herança do bem, do amor, da paz, do trabalho e da justiça o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.  Porque vivenciastes a fraterna solidariedade com o teu próximo em assistência às suas necessidades: tive fome e me alimentastes; tive sede e me destes de beber, estava nu e me vestistes, enfermo e me consolastes, preso e me visitastes, estranho e não me discriminastes, na ignorância e me esclarecestes.

 ? ? ?

 Porque toda vez que procedestes assim com esses pequeninos irmãos da sociedade humana, a mim mesmo é que o fizestes.   Jesus (Mateus 25. 31 a 46)

"Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão Terra".      Jesus  (Mateus 5. 5)



   do livro: C É U S
   autor: Abrahão Ribeiro


Intensivo de Difusão Espiritualidade Evangélica – I D E





Nenhum comentário:

Postar um comentário